Coordenada pelo Instituto Biotrópicos, a Estação Espinhaço promove desde 2018 ações de divulgação e popularização da ciência para despertar o interesse da sociedade para a conservação da natureza, estimulando a consciência ecológica, o amadurecimento humano e o desenvolvimento socioambiental no território da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. O Instituto Biotrópicos está sediado em Diamantina (MG) e é responsável pela Secretaria Executiva do Mosaico de Áreas Protegidas do Espinhaço: Alto Jequitinhonha-Serra do Cabral.
Biólogo, Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Diretor do Instituto Biotrópicos e coordenador da Estação Espinhaço.
Bióloga e Pedagoga, educadora do Instituto Biotrópicos e mestranda em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Bióloga, Doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do jequitinhonha e Mucuri.