A Natureza é uma Sala de Aula

Os espaços não formais são locais fora da escola onde também acontece o processo educativo. Eles podem ser institucionalizados como museus e parques de ciência, e lugares não institucionalizados como rua, praças e praia.

Uma outra categoria de espaço não formal de aprendizagem de grande importância para a promoção de atividades educativas são os ambientes naturais, como áreas verdes em ambientes urbanos, unidades de conservação e outras áreas protegidas.

Funcionando como verdadeiros laboratórios a céu aberto, os ambientes naturais são utilizados por meio de trilhas interpretativas que oportunizam um relacionamento estreito entre disciplinas como ciências e biologia, e o tema transversal meio ambiente ou educação ambiental.

As diversas sensações que são despertadas nos alunos, como o encantamento, torna o ensino mais interessante estando nestes ambientes naturais. Como toda atividade, as saídas de campo também apresentam desafios, sendo necessário listar as etapas de planejamento, criar objetivos, elaborar um roteiro, explorar os resultados e avaliar, dessa forma será possível verificar se os objetivos foram atingidos ou superados e também analisar possíveis falhas. 

Embora o uso desses espaços pelas escolas não seja uma novidade, apenas recentemente os espaços não formais e os processos educativos neles desenvolvidos começaram a ser investigados quanto às oportunidades e limitações que apresentam. Este é um fértil campo do conhecimento científico. Deixamos aqui uma seleção de pesquisas e convidamos você para conhecer um pouco mais afundo este tema.

Foto: Maira F. Goulart

Literatura Complementar

Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar

Uma proposta de educação em espaço não formal: uma experiência em bacias hidrográficas

Trilhas interpretativas na área verde da escola como estratégia de ensino para aprendizagem de conceitos ecológicos

O trabalho de campo na formação docente: Análise de um grupo de professores

Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica

Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental

plugins premium WordPress